Ser fashion é…

lookbook

Semanas atrás, enquanto eu curtia as férias julinas, aproveitei pra assistir a programas de tv que há muito eu não tinha tempo pra ver, como novelas e seriados. Num desses momentos, me peguei assistindo a um programa de moda na tv aberta. O programa conta com dois apresentadores (produtor de moda e modelo) com o papel de personal stylist e com uma participante, que se “veste mal” no dia-a-dia e são indicados por amigos/familiares pra participar do referido programa.

Enfim, não quero entrar no mérito do programa, mas sim numa situação que me fez parar pra refletir um pouco em como as pessoas não-fashionistas ou leigas vêem a moda, cada um no seu contexto.

A participante desse dia, era uma mulher casada, mãe e trabalhadora, mas que se vestia de uma forma muito “extravagante”, ou melhor, brega mesmo. Em um dos momentos do programa ela apareceu vestida completamente de amarelo: bota amarela, blusa amarela, colar e brincos amarelos, e uma calça jeans bem ferrada. Quando questionada sobre o que achava do look, ela simplesmente respondeu: “Ai… é fashion“.

Mas na verdade não era. Não havia harmonia nas cores, na modelagem nem mesmo na escolha dos acessórios. Não havia coordenação em nada. Estava feio, estava chamativo, estava diferente.

E daí que eu me lembrei de outras histórias como essa, de outros looks como esse, e percebi que pra muita gente, ser fashion é ser diferente. É como se a pessoa se vestisse pra impressionar, pra causar, pra chocar mesmo.

Não estou querendo dizer que se vestir diferente é errado, mas a forma como você enxerga esse “diferente”. Ou seja, ser fashion é saber coordenar as informações que suas roupas, acessórios e maquiagem querem passar. É você transmitir sua identidade nas suas roupas de forma harmoniosa, destacando o que você tem de melhor. É você ser você mesma, sem ser brega ou chamativa por isso.

Moda não é só roupa, sapato, bolsa e demais acessórios. É uma atitude, é informação, é COMUNICAÇÃO. Você transmite uma ideia ao se vestir. E se você “bagunça” todo o seu look, a imagem que os outros vão ter de você é que você é desorganizado, não sabe se comunicar…

Exemplo disso é o que as meninas do Oficina de Estilo disseram (neste post aqui) a respeito dos looks da Lady Gaga. Quando questionada por que não usava acessórios, ela respondeu que não usava, pois suas roupas já chamavam atenção sozinhas, e que portanto, não havia necessidade de usar acessórios.

Lady Gaga com um vestido com modelagem incrível e volumosa, e acessórios zero

Lady Gaga com um vestido com modelagem incrível e volumosa, e acessórios zero

Ou seja, ser fashion vai muito além do que você veste. Tem que ter um olhar pras coisas, e isso se consegue com a prática, mas também com a ajuda de quem entende do assunto, e isso é o que a gente mais encontra na blogosfera!

Próximo post é uma indicação super pra quem quer se vestir bem, mas não sabe por onde começar. Com sugestão de blogs legais que te ensinam tudo isso e muito mais (;

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s