Futuro do presente e as tendências de moda – parte I

Pensei bastante no meu primeiro post aqui no Saia e Salto Alto e achei que antes de falar do lado comercial da coisa um pouco de teoria de moda é sempre bom! Por isso, vim dividir com vocês o Projeto Futuro do Presente, um projeto que conheci a pouco tempo e que estuda e organiza as tão faladas tendências. Espero que gostem!

As tendências, ao contrário do que se pensa, não são impostas ao consumidor. Elas são um reflexo do público em um determinado tempo e espaço, ou seja, dependem de fatores comportamentais, políticos, sociais e econômicos de uma época. A análise desses fatores para um agrupamento de conceitos em tendência é importante para a identificação do consumidor com um objeto de design projetado, por exemplo. Procura-se traduzir o espírito e anseios pessoais do público alvo para a criação, pois, dessa forma, o produto terá maior chance de ser aceito.

sapato_bicolorTratando de forma específica do sistema da moda, percebemos que ela faz parte cada vez mais da identidade dos indivíduos, sendo vista com forma de comunicação e meio de renovação, não apenas estética, mas também psicológica. A moda desperta desejos, e são esses desejos que os pesquisadores de tendências procuram prever para direcionar as criações e levar até o consumidor um produto com o qual ele se identifique. O Projeto Futuro de Presente tem como principal objetivo o estudo desses comportamentos para transformá-los em conceitos de fácil leitura, através de painéis como o painel de atualidades que documenta fatos ocorridos dentro de um período de 10 anos.

Para um trabalho bem sucedido nesse sentido a análise social é de extrema importância, e essa constatação pode ser comprovada com a influência cada vez maior da moda de rua no processo de criação. Com o advento da internet e do crescente número de blogs de moda de rua, fica mais fácil mapear o que e como os consumidores estão usando hoje para projetar uma possível moda dos próximos anos. Afinal uma tendência só vira, de fato, moda se o público identificar-se com ela.

A foto é do site de moda de rua Aesthetic. Como já foi dito, blogs de street style são um importante meio de pesquisa de tendências atualmente.

A matéria continua no próximo sábado. No segundo post, entenda de que forma todas essas informações são “digeridas” pelo Projeto Futuro do Presente.

Um pensamento sobre “Futuro do presente e as tendências de moda – parte I

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s