Futuro do presente e as tendências de moda – parte II

Como já vimos no post anterior, o foco para um eficiente estudo sobre tendências, não só do projeto em questão, é comportamental. Uma boa análise comportamental, dentro do projeto Futuro do presente, parte de alguns segmentos: macrotendências, comportamento, tecnologias e setores de referência. Dentro dos setores de referência, são estudados meios de comunicação de moda, estratégias de marketing de grandes empresas, opinião pública e inovações de produtos feitas pelos próprios consumidores. Dados traduzidos em reportagens, textos, fotografias e ilustrações, por exemplo, são arquivados e posteriormente filtrados, para uma análise mais específica e organizada desses “sinais” por parte dos pesquisadores de tendências. Para maior facilidade de interpretação são construídos painéis de conceito, reunindo imagens, palavras e cores que conversem entre si. Após sucessivas análises, filtragem de dados e organização, os painéis são divulgados no website Futuro do Presente. Que tal dar uma olhada no painel conceitual de 2009/2010?

Para os profissionais envolvidos no projeto, o estudo diário de todos esse meios e o conhecimento do público-alvo estimulam a criação de novas propostas focadas no consumidor que se deseja atingir. A intenção é, cada vez mais, fornecer informação para micro e pequenas empresas ressaltando a importância de compreender todo o mecanismo social e envolvê-lo no processo de criação. Todo esse estudo teórico embasa criações cada vez mais inovadoras e com personalidade, e isso é o que o consumidor de moda atual, cada vez mais bem informado, procura. Conheça mais o projeto no site.

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